Meta-análise
A meta-análise é um método estatístico que reúne elementos de pesquisa apresentados em estudos para responder perguntas específicas de pesquisa, normalmente os resultados de pesquisa são agrupados e descritos através de estatística descritiva, para serem analisados a partir do agrupamento dos resultados de estudos. Se constitui, portanto, na análise das análises, ampliando a validade interna e externa das pesquisas congregadas.
Esse método requer, normalmente, que os estudos a serem analisados partam de questões de pesquisa similares, com metodologias próximas, para que os métodos estatísticos sejam utilizados para acumular os resultados encontrados em diferentes estudos, recombinando-os, para se inserir em um novo quadro analítico amplo, que explique mais acerca da realidade.
Partindo de uma pergunta de pesquisa que gera objetivos de pesquisa similar aos estudos que se quer congregar, o passo essencial é definir quais são os dados que se deseja combinar, tendo por ideia geral que estes necessitam ter forte similaridade (RODRIGUES, LEGRAMANTI, 2010). Dessa forma se você for realizar uma metanálise sobre os impactos do bolsa família, seu primeiro passo será reunir estudos que tenham esse tipo de objetivo, com metodologias simulares, para reunir dados de amostra populacional, nível de renda, escolaridade da família, gênero, etnia; recombinando esses dados por similaridade.
Similar as revisões sistemática e integrativa de literatura, a coleta de dados deve ser sistemática, muito bem descrita, levando em consideração bases de dados e critérios de inclusão e exclusão. Essas escolhas devem ser realizadas a partir da tomada de decisão a partir da pergunta de pesquisa apresentada e ser descrita de forma minuciosa na seção de metodologia.
Média, moda, mediana, variância, intensidade, intervalo de confiança, tamanho amostral, força, prevalência são algumas das medidas estatísticas que podem ser usadas em pesquisas. Você deve buscar estudos que usam medidas similares de pesquisa, tabelar esses dados de pesquisa, e apresentar um novo dado, que agrupa cada conjunto de medidas específicas.
Outro tipo de metanálise se interessa nas próprias produções científicas, investigando os elementos que constituem essas construções de conhecimento e interpretando essas pesquisas, não a luz do seus resultados, mas na sua constituição como escrito.
Antunes e Queiroz (2019), buscam nos anais do Congresso Brasileiro de História da Educação (CBHE), todos os trabalhos acerca de gênero/raça e etnia, duas linhas de pesquisa do evento, analisando as correntes epistemológicas preponderantes nos estudos.
O processo começa com o download de todos os artigos de todas as edições do evento separados por edição ano-a-ano, pois, em uma planilha eletrônica são dispostas todas as referências bibliográficas (4119 referências), uma planilha para cada ano do evento (ANTUNES, QUEIROZ, 2019). Como critério de exclusão são retiradas todas as referências que não tivesse, ao menos, quatro aparições em cada ano, o que se justificou pela autoria por ser um número mínimo necessário para ser representativo no universo da amostra (ANTUNES, QUEIROZ, 2019).
Esses dados foram dispostos em tabelas, usando as medidas de força e intensidade estatísticas, a primeira diz a presença média nos estudos daquela referência bibliográfica e a segunda se refere na presença no todo os trabalhos do evento (ANTUNES, QUEIROZ, 2019). Os dados então foram analisados cruzando a partir do que estava exposto no resumo dos artigos e a tendência epistemológica da referência bibliográfica tendo como variável a linha de pesquisa a qual estavam inseridos (ANTUNES, QUEIROZ, 2019).
Essa metanálise não reúne, portanto, os resultados de pesquisa, mas os elementos teóricos de análise utilizados pelas autorias para “compreender como os estudos realizados nos CBHEs têm contribuído para a produção do conhecimento nas temáticas gênero e etnia/raça e para a constituição de um campo de estudos e novos paradigmas educacionais” (ANTUNES, QUEIROZ, 2019, p. 3).
A metanálise se apresenta como um método interessante ara quem deseja agrupar dados de forma a apresentar a significância de um conjunto de estudos, buscando responder importantes questões de pesquisa utilizando de métodos quantitativos de pesquisa.
Referências
RODRIGUES, Caroline LEGRAMANTI; Ziegelmann, Patrícia Klarmann. Metanálise: Um Guia Prático. Ver HCPA, n. 30, v. 4, 2010. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/hcpa/article/view/16571. Acesso em: 11 de set. 2020.
QUEIROZ, Zuleide Fernandes ; ANTUNES, Jeferson . O lugar dos estudos acerca de gênero e etnia/raça nos Congressos Brasileiros de História da Educação. In: CURY, Cláudia Engler; VIEIRA, Carlos Eduardo; SIMÕES, Regina Helena da Silva. (Org.). História da Educação: Global, nacional e regional. 1ed.Vitória: EDUFES, 2019
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Esse conteúdo é parte das ações de formação de cientistas do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Regional do Cariri (MPEDU/URCA) do Ceará (CE). Agradecemos ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Funcap por financiarem esse produto educacional.
Como citar:
(ANTUNES; TORRES, 2023)
Como referenciar:
ANTUNES, Jeferson; TORRES, Cicero Magerbio Gomes. Formação científica. In: Meta-análise. Formação científica. Crato, 26 jun. 2023. Disponível em https://formacaocientifica.com.br/?p=61. Acesso em: dd mm ano.
Pós-doutorando em educação (MPEDU), Doutor em Educação (UFC), Mestre em Desenvolvimento Regional sustentável (UFCA), Licenciado em História (URCA).