Revisão integrativa de literatura
A revisão integrativa de literatura é um método de pesquisa teórica/bibliográfica que, a partir de uma pergunta de pesquisa, busca na literatura científica um panorama acerca de conceitos complexos e teorias emergentes (SOUZA, SILVA, CARVALHO, 2010). Esse método permite uma avaliação crítica e a síntese dos resultados disponíveis sobre o tema investigado, contribuindo para a identificação de fragilidades e conduzindo o desenvolvimento de pesquisas futuras (SOUZA et. al, 2017).
Diferente da revisão narrativa, a revisão integrativa é um método sistemático, que parte de uma pergunta de pesquisa relevante, em uma série de etapas que podem ser replicadas (garantindo maior validade de pesquisa) e culminando na análise crítica dos dados coletados.
Na primeira fase deve ser elaborada uma pergunta de pesquisa que norteará todo o processo. Essa pergunta deve ser clara e muito específica, como por exemplo a pergunta realizada por Coscrato, Pina e Mello (2010): é possível identificar as intervenções lúdicas eficazes nessa prática [educação em saúde], com vistas a subsidiar a reflexão e o aprimoramento do ensino nessa área?
No artigo, Coscrato, Pina e Mello (2010), buscam na produção científica relacionada a educação em saúde, identificar como as intervenções se deram, analisando criticamente as experiências, para então refletir sobre as práticas e propor formas de aprimorar as interações lúdicas em atividades de educação em saúde.
Elaborada a pergunta de pesquisa, a segunda fase é a recuperação de dados (coleta de dados), em bases científicas relevantes, periódicos científicos, anais de eventos e outros. A coleta do material deve ser a mais abrangente possível, na escrita da metodologia devem ser listadas as bases consultadas (SOUZA, SILVA, CARVALHO, 2010).
Uma outra questão importante para a segunda fase está nos critérios de inclusão e exclusão de dados. Sendo clara e justificada a escolha da base de dados utilizada, devem ser claros os critérios de seleção do material, entre esses podem ser utilizados como critérios de inclusão e/ou exclusão: tempo (artigos dos últimos 5 anos, anais dos 3 últimos encontros), uma teoria específica (artigos que tomam por base a política pública como ação ou inação do Estado), localização em uma área do conhecimento (administração pública, educação), localização geográfica (estudos sobre a realidade do Brasil), metodologia específica (estudos de caso, etnografias), entre outros. Os critérios de inclusão e/ou exclusão devem ser descritos na metodologia e não podem contrariar a pergunta de pesquisa.
Na terceira fase é extraído dos trabalhos científicos recuperados, o conteúdo necessário, em um processo de transcrição dos dados que são relevantes para a pesquisa, podendo ser utilizado algum instrumento para padronizar a coleta de dados (SOUZA, SILVA, CARVALHO, 2010). A partir da pergunta de pesquisa você define que tipos de dados vai extrair dos documentos, esse é outro ponto que deve estar claro na escrita da metodologia, descrevendo e justificando quais dados serão úteis.
Na quarta fase ocorre a análise crítica dos dados, a partir da organização e sistematização do que foi coletado na fase anterior, analisando o rigor científico e as características dos estudos escolhidos (SOUZA, SILVA, CARVALHO, 2010). Os dados podem ser organizados em forma de quadros ou na forma de texto, explorando tópico a tópico, os dados sistematizados. Algumas categorias analíticas, como a Prática baseada em evidências, fornecem sistemas de classificação útil para o processo de análise dos dados (SOUZA, SILVA, CARVALHO, 2010).
Na quinta fase são apresentadas as discussões dos resultados encontrados, é o momento de resumir e interpretar os dados coletados, em que você pode identificar lacunas de pesquisa e delimitar possibilidades de estudos futuros, bem como, deixar claras suas conclusões (baseadas sempre na sua pergunta de pesquisa), explicitando também seu viés de análise (SOUZA, SILVA, CARVALHO, 2010). Nesse ponto, após apresentar os dados você os discute, a partir de seu entendimento e até mesmo de outros estudos, estabelecendo um dialogo entre os dados, sua percepção e a percepção de outras autorias.
A sexta fase é a apresentação do resultado final, na forma de artigo, que deve ser preciso em sua análise e não deve contar elementos que não dialogam para contribuir com sua pergunta de pesquisa (SOUZA, SILVA, CARVALHO, 2010).
A revisão sistemática da literatura tem uma estrutura muito organizada, sendo fundamental para um bom trabalho deixar explícitas todas as escolhas de pesquisa, justificando seus critérios, sempre com foco na pergunta de pesquisa.
Referências
COSCRATO, Gisele; PINA, Juliana Coelho; MELLO, Débora Falleiros de. Utilização de atividades lúdicas na educação em saúde: uma revisão integrativa da literatura. Acta paul. enferm., São Paulo , v. 23, n. 2, p. 257-263, Apr. 2010 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-21002010000200017&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 11 set. 2020.
SOUSA, Luís Manuel Mota; MARQUES-VIEIRA, Cristina; SEVERINO, Sandy; ANTUNES, Vanessa. Metodologia de Revisão Integrativa da Literatura em Enfermagem. Revista Investigação em Enfermagem, v. 17, n. 26, nov., 2017. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/321319742_Metodologia_de_Revisao_Integrativa_da_Literatura_em_Enfermagem. Acesso em: 11 set. 2020.
SOUZA, Marcela Tavares de; SILVA, Michelly Dias da; CARVALHO, Rachel de. Revisão integrativa: o que é e como fazer. Einstein (São Paulo), São Paulo , v. 8, n. 1, p. 102-106, Mar. 2010 . Disponível em: <http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1679-45082010000100102&lng=en&nrm=iso>. Acesso em: 11 set. 2020.
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Esse conteúdo é parte das ações de formação de cientistas do Mestrado Profissional em Educação da Universidade Regional do Cariri (MPEDU/URCA) do Ceará (CE). Agradecemos ao Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e a Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – Funcap por financiarem esse produto educacional.
Como citar:
(ANTUNES; TORRES, 2023)
Como referenciar:
ANTUNES, Jeferson; TORRES, Cicero Magerbio Gomes. Formação científica. In: Revisão integrativa da literatura. Formação científica. Crato, 26 jun. 2023. Disponível em https://formacaocientifica.com.br/?p=45. Acesso em: dd mm ano.
Pós-doutorando em educação (MPEDU), Doutor em Educação (UFC), Mestre em Desenvolvimento Regional sustentável (UFCA), Licenciado em História (URCA).